SERVIÇOS PROFISSIONAIS

O serviço para o desenvolvimento de um projeto, pode ser contratado parcialmente ou por completo.


* Um projeto arquitetônico ou de reforma consiste em:

Estudo preliminar - o estudo preliminar consiste em visitas ao local a ser trabalhado (para fazer levantamentos fotográficos e métricos), e reuniões com o cliente para definições das suas necessidades básicas e expectativas, que nortearão o projeto (o programa). Além disso, deverão ser feitas visitas a prefeitura municipal e outros orgãos se necessário para colher dados relativos aos processos de aprovação, e documentação necessária.


Anteprojeto arquitetônico e de layout - desenhos representativos, visando aprovação por parte do cliente, das soluções formais e funcionais propostas. É nesta fase que o layout (distribuição dos mobiliários e de outros itens na planta do ambiente) será apresentado ao cliente. Durante o desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico poderá ser elaborado perspectivas, construídas a partir de softwares 3D, para que o cliente tenha uma perfeita compreensão das soluções arquitetônicas e espaciais adotadas.


Projeto Legal - projeto para aprovação nos órgãos competentes, serão realizados desenhos específicos para que se faça, por parte dos órgãos competentes (prefeitura municipal, prefeitura de condomínio, bombeiro, etc.), a verificação das normas e das legislações. Fica a cargo do cliente os custos com cópias e taxas impostas pela prefeitura e demais órgãos.


Projeto executivo e detalhamento - desenhos em escalas convenientes, demonstrando com precisão as dimensões e formatos da edificação, sua cobertura, aberturas, fechamentos, a locação de louças sanitárias, pisos, canteiros e outros equipamentos fixos. Esta etapa fornece o material necessário para que uma obra seja construída, enquanto que os desenhos anteriores, são meramente ilustrativos.


Memorial descritivo - especificações dos materiais empregados, listagem e quantificação dos materiais definidos em projeto, para guiar o cliente na compra dos materiais necessários para execução de sua obra.


Compatibilização de projetos complementares - serão compatibilizados a sondagem de solo, o levantamento topográfico do terreno, os projetos de hidráulica, esgoto, elétrica, estrutura e fundação e ainda outros que venham a ser necessários. Geralmente são realizados durante a fase de projeto por profissionais especializados.


Visita à obra - visitas periódicas (quantidade estabelecidas em contrato) à obra, durante a execução, com o intuito de fiscalização e orientação, certificando-se que a obra está sendo executada de acordo com todas as especificações de projeto.



* No projeto de ambientação, que consiste em conceituar um ambiente e sugerir soluções que representem fisicamente estes conceitos. Além das fases arquitetônicas:

- Estudo preliminar;
- Anteprojeto e layout;
- Projeto executivo e detalhamento (quando necessário);
- Visita à obra (quantidade estabelecida em contrato)
um projeto de ambientação prevê a decoração, objetos, iluminação, cores, texturas, etc.